Vamos Falar Sério – O Fandom do Mimimi.

Olá leitores. Sejam bem vindos a mais uma postagem!

Venho aqui falar um assunto sério, e por muitas vezes o porque as pessoas abandonam não só o fandom de Saint Seiya mas outros em geral. Essa postagem eu resolvi falar sobre o “fandom do mimimi”, que é quando a coisa deixa de ser diversão e se torna uma “patifaria mimizenta” fazendo muitos fãs desgostarem da obra e sairem do próprio fandom. Não falo só do Fandom Saint Seiya que há esse problema, mas outros também que eu sei que tem o mesmo problema e que sirvam de alerta para que não deixem uma minoria reprimir sua admiração com a obra que você admira.

Aviso: De maneira nenhuma aqui estou incentivando o plágio, uso de falsa identidade ou usurpação de obras artísticas. Caso você pegue imagem, texto alguma coisa do gênero que não seja feito por você, recomendo que quando você pegar alguma obra na internet que não seja sua pague a licença de uso e/ou dê os devidos créditos ao autor da obra.

Vamos lá?

Então vou lhes dar o seguinte exemplo: Você está lá no google, pinterest, imgur, tumblr, nyah, etc da vida procurando imagens do seu anime/fandom favorito. Você acha uma fanfic ou fanart que provavelmente ou o artista ou fã postou. Ai você resolve postar num grupo, fórum ou pra um amigo do facebook que também tem o gosto em comum (colocando os créditos), assim compartilhando seus gostos por tal área que vocês são muito fãs. Vocês dois comentam positivamente sobre a obra, outras pessoas comentam positivamente também, e até ai tudo bem né?

Até que vem um infeliz no fórum/postagem/grupo/etc e começa o mimimi só para perturbar: “Ah que essa imagem é de tal pessoa ela não quer que poste aqui”, “ai que essa fanfic era particular pra fulana o que está fazendo aqui, pq ela não queria que fosse lida;” “Ai que a fanfic/fanart foi presente para mim! Isso é exclusivamente meu! Não quero ver aqui isto que usem e blá blá blá…”, ou até “Aiiii mas o outro personagem é mais forte/original/shipp cânon/legal esse ai é filler não conta no anime”. “Ai isso e ai aquilo….”

Agora eu falo uma coisa. Se a postagem não consta como plágio, usurpação de obra, falsa identidade para ganhar por cima de outra pessoa, se não for nada disto o problema, meu bem eu vou dizer um pensamento que está a anos e infelizmente muitas pessoas pensam: que caiu na net é público (mesmo não sendo necessariamente desta forma). Você pôs publicamente, você não tem mais controle do que você postou. Infelizmente para você qualquer pessoa sem discernimento legal ou caráter pode pegar aquela obra, fazer o que quiser, linkar, ler, ver postar, etc. Se ela tiver o discernimento de caráter colocar pelo menos “créditos ao autor”, ou se souber do autor colocar os créditos diretamente. . Eu falo de pessoas que mesmo estando com os devidos direitos autorais e/ou pagaram pela licença de uso chegam e fazem esse mimimi na obra postada.

Como disse antes eu não estou incentivando plágio, usurpação de obra nem nada disto. Mas estou avisando que na internet infelizmente ninguém, nem mesmo eu ou você estamos livres disto. Pois uma pessoa consciente que pega a obra escrita/desenhada de outra pessoa sempre procura e linka a fonte ou avisa de onde que retirou a imagem que é o mínimo ou pagar pela sua licença de uso. Agora vamos falar de outro caso…

Existe uma coisa chamada privado. O que é o privado? Se você não quer que aquilo por um acaso seja público ou se exponha em público, ou só quer mandar aquilo pra 1 ou 3 pessoas de um grupo seleto, qual opção você escolhe? Privado.

Agora alegar que algo é privativamente SEU estando público para qualquer pessoa pegar, ver, linkar, comentar, usar, ler, etc  tem alguma coisa errada ai, pois ai não é mais privado e sim público. Existe um botãozinho, um sistema nos blogs em geral (blogspot, tumblr, wordpress, etc)  para por privado sua escrita ou só pra um grupo seleto de pessoas lerem ela. No imgur que é um excelente site para postar imagens existe a possibilidade de você também privatizar seu álbum de imagens que você posta, e assim só mostrar para quem você quiser. E acho que muitos outros sites de hospedar imagens também deve ter essa função. E o melhor: é tudo de graça. Você não paga nada pra privatizar as suas coisas nos sites ditos aqui.

Agora alegar que as pessoas estão “roubando” tal obra pública por compartilhar ela em algum fórum/grupo/postagem/página de fandom do gênero (mesmo pondo os devidos créditos), ela estando pública, tem alguma coisa errada ai não? Pois é o que minha falecida mãe me dizia: Você quer algo somente seu, ou que não tenha o bedelho de outras pessoas, não mostre nada e nem comente.


Esse caso à parte vemos outro assunto que se inclui nisto como o “do tal personagem mais forte/original/shipp cânon/legal” que o resto é filler, que não tem nada haver com a obra em si, que não conta e etc. Sendo que a postagem no grupo/fórum/página nem era para discutir isto… Gente o que custa admirar a obra do artista, reconhecer que ele escreve/desenha bem já vem um filho do mau gosto falar que o shipp não é cânon, que o personagem é de filler não original, que tal personagem é mais forte do que ele, ou que ele é menos legal que tal personagem?

O que eu menos entendo nessas pessoas é a necessidade delas começarem o mimimi, “tretarem” com isso em público. Não é melhor você chegar no privado, no inbox da pessoa que postou algo que você não gostou e conversar diretamente com ela? Sim ai vocês dois se esclarecerem, ai dependendo da conclusão que a pessoa chegar ai sim ver se há necessidade de isto vir a publico? Ou se vocês não gostam de tal personagem ou tal Shipp não é do seu agrado, simplesmente passar reto? Pois quando eu não gosto de uma coisa, ou não me identifico com ela eu não curto com carinha triste/brava ou vou lá comentar que eu não gosto e escrever um testamento nos comentários página/fórum/grupo explicando porque de eu não gostar tal coisa…

Parece que a pessoa que faz isto quer ibope. Isso mesmo é essa impressão que você mimizento de fórum/grupo/páginas/postagens/etc dá, que você faz isto por que quer nada mais e nada menos do que atenção. E óbvio tem os trouxas que nem eu nesse momento que alimentam a sua necessidade de atenção. Só que em muitas situações eu vou falar uma coisa para vocês que é a mais pura verdade nua e crua e com letras garrafais:

NINGUÉM DÁ A MÍNIMA PARA SEU TEXTÃO DE MIMIMI. E MUITO MENOS O QUE TU FALAR DE VOCÊ SENDO MIMIZENTO.

E não falo só do seu lado não, isto serve para ambos os lados, tanto o do mimizento quanto do atacado por ele. Como sei que muitos não vão dar a mínima para esta postagem. Pois como o mimizento é egoísta e só pensa no ego dele, ele tem que tirar a trava do olho dele e ver que o resto da sociedade está assim também. Egoísta com muitos assuntos. Então meu filho se quer fazer textão, faça no lugar certo, ou numa fanfic, num jornalzinho particular ou num blog como estou fazendo aqui. Ou melhor ainda no privado para aquela pessoa específica em questão.

Porque ai só quem se interessar mesmo pelo assunto irá ler o mesmo. Redes sociais, fóruns, páginas é o pior lugar para se lavar roupa suja. Quer pagar micão? Quer dar ibope pro mimizento continuar sendo mimizento com você e outros? Quer que seu amigos olhem sua declaração e falem: “ah lá ta dando indireta pra tal pessoa por causa de tal assunto no face dele que infantil…” ou perder amigos pois pode atingir uma pessoa nada haver com o assunto? Então se esse for o seu objetivo ai você faz! Se não for, procure resolver por vias privadas de preferência pessoalmente com a pessoa que vai ser melhor para ambos.

Ou a melhor das ferramentas: Se não está satisfeito com que a pessoa posta ou comenta, bloqueia. Todo site de redes sociais (tumblr. twitter, fóruns, facebook inclusive) tem a ferramenta bloquear e você não é obrigada a ver o que a pessoa posta. Ou simplesmente deixa de seguir, pronto parou de incomodar. Isso serve tanto para o mimizento quanto para pessoa perseguida por ele.

Pois como eu disse antes o que o mimizento quer é atenção. Você para de dar atenção, ele desencana de você e vai procurar outra vítima. Ainda mais porque ele quer é ibope que claramente isso massageia o ego dele necessitado por atenção. Que no caso é o que eles menos merecem.

E infelizmente a autora desta postagem que vos fala, diz isto por experiência própria com este tipo de gente. Ainda mais que em todo o fandom isto vai ter, não só de Saint Seiya, mas animes em geral, HQ, até fandom de jogos como o The Sims que também eu faço parte tem as brigas épicas do pessoal que usa CP (conteúdo personalizado pelo jogadores) e os contra CP… Isso ai não é em só um lugar não.

O que vocês não podem deixar de maneira nenhuma é que essas pessoas prevaleçam por cima de vocês, e nem que vocês percam o interesse no que você é fã. Pois que fique bem claro quem tem que sair deste meio são eles e não você. Pois eles são o verdadeiro câncer nesse fandom por mais que eles façam de tudo para pensar que é o contrário.

Eu fico por aqui até a próxima postagem.

*Créditos aos artistas as respectivas imagens.

Deixe um comentário

