Cream – Disraeli Gears

Cream-Disraeli-Gears-medium

N/T: Olá leitores, vou inciar aqui uma nova sessão, para não ficar sem postar nada assim, eu ouvindo um álbum de música de uma determinada banda, irei postar aqui algumas coisas sobre o álbum que estou ouvindo e compartilhar com vocês ele… Espero que gostem. Eu começo com o álbum Disraeli Gears da banda Cream de 1967.

Vendas do álbum: 1.000.000

Data de lançamento: Novembro de 1967

O segundo long-player do Cream ocupa um refrescante meio-termo entre o mais eclético pop blueseiro do disco de estreia da banda, Fresh Cream, e o trabalho meio sem rumo de seu terceiro Wheels Of Fire. Em Disraeli Gears, o Cream encontrou o seu estilo e o aperfeiçoou., confirmando-o a um acessível, porém, inventivo repertório. O Cream era formado pelo guitarrista Eric Clapton, o baixista Jack Bruce e o baterista Ginger Baker. Como em Whells Of Fire, Robert Stigwood aparece como arranjador.

Tanto nos EUA como Reino Unido, o álbum tem um status de um top 10, mas foi bem melhor nos EUA, devido a um compacto ‘Sunshine Of Your Love’ ter se tornado um hit Número 5 no final de 1967. A faixa captura que o Cream teve de melhor nesse período frutífero: um riff de guitarra e baixo secundado pela bateria forte, mas não excessiva de Baker, e as linhas claras dos solos de Eric Clapton. A faixa de abertura ‘Strange Brew’, se baseia em um quadro similar, com um riff descendente, tomado do bluesman Albert King. Versos coloridos e psicodélicos abrilhantaram ‘Tales Of Brave Ulisses’ (‘esculpindo ondas mais profundas no tecido de cua mente’) e S.W.L.A.B.R., neste, o solo lírico de Clapton mostra a influência da chegada de outro astro da guitarra, Jimi Hendrix.

Junto com Are You Experienced? de Hendrix, Disralei Gears estabeleceu o modelo para ‘power trio’, que prosperou nos anos de 1970.

Fonte: Revista Top 100 Álbuns de sucesso dos anos 60; Editora Escala.

Full Album para você escutar:

Faixas (clique na música para ver sua letra):

01 Strange Brew (2:50)
02 Sunshine of Your Love (4:13)
03 World of Pain (3:05)
04 Dance the Night Away (3:36)
05 Blue Condition (3:32)
06 Tales of Brave Ulysses (2:49)
06 S.W.L.A.B.R. (2:34)
08 We’re Going Wrong (3:29)
09 Outside Woman Blues (2:27)
10 Take It Back (3:08)
11 Mother’s Lament (1:47)

Duração do álbum: 31 minutos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s