Tiger & Bunny e a simbologia de Metrópolis

commie-tiger-bunny-15-fc38720c-mkv_snapshot_09-44_2011-07-10_21-26-17

Olá Leitores, só venho aqui comentar sobre a coincidências tremendas entre essas duas obras. Realmente há muita coisa em Tiger & Bunny é familiar ao filme mudo Metrópolis de 1927 feito pelo cineastra austríaco Fritz Lang. Provavelmente eu devo ter deixado umas coisas passarem em branco (por que faz já algum tempo que vi esse filme, e ainda vi ele em inglês), mas eu realmente quando vi o anime me deu aquela sensação de Dejavu em relação ao filme…

Primeiro de tudo, caso você tenha visto anime antes do filme, vou dar um conselho e uma sugestão antes de ler essa postagem: Limpe sua cabeça de tudo que você viu sobre o anime e mangá, considerou sobre ele ao todo, suas conclusões sobre Tiger & Bunny, se era uma linda amizade mesmo ou yaoi, tire tudo isso da sua cabeça, e volte para o zero, como se nunca tivesse visto o anime na vida. Agora eu lhe convido á assistir Metrópolis. Tem o filme completo no youtube, para ver por lá, só clicar na imagem link abaixo (só não coloco direto, por que a minha internet é lenta, e por vídeo no blog fica uma desgraça pra carregar depois):

SANYO PHOTOLABO V250

Sinopse:
Metrópolis, ano 2026. No futuro, a sociedade está dividida em dois grupos: os trabalhadores, que vivem debaixo de terra e trabalham em regime de escravidão e a classe dominante que vive na superfície.
Os operários acreditam que um dia virá alguém que os libertará de todo esse sofrimento e angústia. “Não pode haver entendimento entre a mão e o cérebro se o coração não agir como mediador” (sentença hoje célebre no mundo do cinema). E é por esse coração que todos aguardam.

Peço para que assistam ele, pois sem ver o filme, ou sem conhecer sobre o que ele se trata, pelo menos, vocês não irão entender essa postagem, ou achar a mesma absurda. Por isso vejam o filme….

Agora para quem viu o filme, mas não viu o anime, você pode assistir o anime completo online no Anitube aqui. São 25 episódios no total, e cada episódio tem 24 minutos aproximadamente.

Apesar de ter episódios mais fortes com relação ao filme e o anime que mostram claramente a ligação (Um exemplo disso é o episódio 15 do anime, onde temos a primeira aparição do cientista Rotwang no anime…), basicamente o anime INTEIRO faz apologia á esse filme. Um exemplo disso, é quando o Tiger é substituído por um robô de Rotwang, e Albert faz todos esquecerem dele, cujo no filme Metrópolis, acontece quase o mesmo com Maria, ela é sequestrada, e o Rotwang do filme á troca por um robô de aparência igual….

Não só essa conotação, mas vemos coincidências, pra começar com a cidade, a torre de Sternbild parecida com a torre de babel do centro da Cidade do filme Metrópolis, já que as duas são muito parecidas, a estátua do Mrs. Legend que se equivale a estátua de Hell do filme, os pais de Barnaby que começaram os projetos dos androides, e a própria relação da segunda fase, entre Barnaby e Tiger… muita coisa tem em semelhança ao filme e seus personagens.

Realmente há yaoi ou é mera simbologia com relação ao filme?

Tiger-Bunny-tiger-and-bunny-23168206-1400-1008

Há algo mesmo, ou não passa de mera coincidência criadas por mentes Fujoshis?

Sobre a Relação desses dois em relação ao filme, também observei várias semelhanças de se chocar, e isso é mais evidente na segunda fase do anime (Ela começa depois da derrota de Jake, apesar de ter alguns pontos na primeira fase também…) e eu vi certas semelhanças, tanto em comportamento quando na relação dos dois, que há entre Maria e Freder no filme.

Agora você pergunta, como assim??? Bom está claro, depois da substituição do Tiger robô logo para o final do anime, que Tiger fortemente representa a Maria. Não que isso seja um yaoi, ou ele a “mulherzinha” isso é uma simbologia. Tiger apesar de reclamão, as vezes dar umas entre muitas furadas, você vendo o anime e mangá, que ele é também tido como um conselheiro, em situações que muitos pedem conselhos á ele (como no caso da escola de heróis, e do Origami Ciclone que pediu para Tiger analisar os poderes dele, ou o conselho á Karina ao cantar…) sem contar o seu senso de justiça, que para ele não importa os pontos, e sim salvar as pessoas.

No filme, Maria também atua como conselheira dos trabalhadores, a tão aclamada mediadora entre eles, cujo sem ela, aquilo já teria virado um caos total. Lógico, Maria é mais centrada, mais ponderada, mas Tiger não deixa de ter um “quezinho” dela, principalmente nessa parte.

Sobre Barnaby, se vê muito a representação de Freder, que no filme, quando vê uma das reuniões dos trabalhadores, se apaixona por Maria (sim os dois no filme formam o principal par romântico, mas aqui estamos vendo a simbologia…) o Barnaby, como o Freder do filme, é rico, e antes de ter contato com os heróis e conhecer a rotina deles, como os heróis realmente são e representam, vivia e frequentava somente lugares onde Albert e a alta elite frequentavam, ele considera Albert como pai, como o pai de Freder sendo Joh tem o mesmo papel de Albert no anime, é o que representa e comanda a força e ideologia de Metrópolis (nesse caso Joh é representado por Albert), que acaba indo em contraste com as ideias de Maria, e junto com Rotwang no filme, resolvem armar o plano para raptar Maria e a substituir pelo Robô de mesma aparência (estão reparando a semelhança absurda já???).

metropolis2

Maria e Freder, uma relação simbólica que ultrapassa gerações na mídia…

Quando eu vi o anime, essas semelhanças se encaixaram como uma luva. Quando a relação entre Tiger e Barnaby melhoram, e eles se aproximam mais, dá para perceber a semelhança entre a relação de Freder e Maria, tanto que uma parte do anime, uma entrevista que o Barnaby dá, ele diz que admira muito uma pessoa e se inspira nela, ele não diz o nome da tal pessoa, mas claramente se nota quem acompanhou o anime que é o próprio Tiger á quem ele se refere. Só que muitas pessoas acabam deixando isso passar em branco, pois no anime, ainda em partes importantes como essa, que mostra mesmo que há algo semelhante á essa obra, são colocadas muitas coisas para você se distrair… principalmente as mulheres, só vai reparando…

cropped-header27

Como essa cena acima… ela foi criada com o intuito de plenamente te distrair, e não prestar atenção no que eles estavam falando na entrevista…

Não que esteja fazendo apologia yaoi, comparando a relação dos dois com Maria e Freder, mas a simbologia está muito evidente, para quem viu o filme, e viu o anime como eu e percebi isso, e não só neles, como mencionei aqui, em outros personagens também. Outros que fazem essa apologia, é Sky High e a primeira androide de Rotwang no parque, a Cis. Por isso aconselho e recomendo que vejam o filme, pois vocês vão se surpreender. Também recomendo que leiam essa resenha do episódio 15, apesar de estar em inglês…

Eu fico por aqui, até a próxima postagem.

tb_02_shortdescription

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s