WordPress, Tumblr ou Blogger? Parte 3

barnaby_brooks_jr_3_by_asahimanyou-d4hqk3u

Arroi! Na terceira e finalmente ultima parte dessa matéria, finalmente vou falar dessa Plataforma que eu utilizo agora para vos comunicar essa postagem, a WordPress. Lógico, como nas outras anteriores, irei falar da parte boa e ruim que nós escritores dessa Plataforma passamos aqui… Acho que muitas coisas definitivas com essa parte final vai interessar á quem está a procura da plataforma ideal para suas necessidades na Blogosfera. Caso queiram ver as partes que eu falo das Plataformas Tumblr e Blogspot vocês podem ver aqui e aqui. Para saber mais sobre essa postagem, é só ler abaixo.

E se preparem, como o resto das postagens dessa série que estou fazendo, ela é gigante, mas também muito explicativa, assim tirando as dúvidas que você tiver sobre tudo isso aqui…

O WordPress e a sua Profissionalidade…

Essa é realmente a palavra que define essa Plataforma, a profissionalidade. Tem MUITOS menos problemas que o blogspot e o tumblr (ditos nas postagens anteriores)  Você escolhe a melhor forma de você postar, sem contar as imensas variedade de opções de postagens, para que ela saia do jeito e formato que você queira. Além dos themes serem mais limpos, e darem ao seu blog e as suas postagens uma cara mais profissional de escrita.

Imagem

Uma coisa legal também, á quem adere essa plataforma percebe, é que todas as funcionalidades que tem no Tumblr e no blogspot, no wordpress tem tudo junto em um só. Sem contar que dizem por aqui, que os blogueiros mais famosos são dessa plataforma. Realmente outra coisa que o wordpress não peca, é o fato que ele é mais limpo e organizado que os outros domínios, pelo fato dele não avacalhar nos formatos do blog e das postagens como no tumblr e no blogspot isso é recorrente…

Os Widgets ao lado são próprios do wordpress mesmo, e infelizmente são raros para se instalar por fora nessa plataforma, como é no caso do tumblr e do blogspot, mas ele tem Widgets muito úteis e populares em blogs, como página de curtir do face, perfis no twitter, grade de autores, perfil do autor, postagens mais vistas, comentários recentes, contador de visitas, novas postagens, calendário, lista de tags usadas e os próprios themes já vem com seta para topo, perfil do autor embaixo da postagem, e postagens relacionadas, o que você precisar, posso garantir que tem lá na área de Widgets, pois até agora não me fez falta alguma.

Outra coisa legal, é que se você vincular sua conta com as contas que você tem no twitter, google +, facebook, etc, sua postagem já sai divulgada em suas redes sociais automaticamente, você não precisa ficar clicando nos link embaixo como acontece no blogspot. E se você não quiser publicar, também não precisa, tem como modificar isso também. Sem falar que na postagem, até o parágrafo das postagens já é automático, você não precisa ciclar 2x no enter para mudar de parágrafo, só basta uma vez e continuar a escrever a postagem…

Outra parte boa, é que o contador de visitas aqui é confiável. Ao contrário do blogspot que cada vez que você atualiza a página conta como nova visita, aqui é mais sincera as estatísticas, se está falando que 300 pessoas visualizaram seu blog, é por que 300 pessoas visualizaram mesmo ele. Além sem esquecer que aqui é mais controlado, você tem mais controle aqui, no que posta, segue, comenta, do que em qualquer  outra plataforma.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, também vou falar das desvantagens dessa Plataforma, que apesar de ter muitas coisas boas, tem coisas ruins também. Uma delas é que a complexidade. Para quem está começando MESMO, não tem nenhuma experiência com postagens, com formatação essas coisas, o wordpress pode ser o seu pesadelo com TANTA coisa que ele tem, e isso só estou falando da parte gratuita… Por isso que se for para começar mesmo, eu não aconselho essa Plataforma, e que pegue uma mais simples na funcionalidade como o Blogspot e o Tumblr.

Imagem

É bem assim: Chega de mexer, desisto T.T

Uma outra coisa meia que chata, para quem gosta mais do visual do blog do que conteúdo em si, são os Themes gratuitos limitados. Além que mudança de fonte, cor da letra só é disponível para a versão paga, a maioria dos Themes gratuitos daqui, não é aquela coisa fofa, cutie quem normalmente acostumados com Tumblr e Blogspot conhecem, como disse são de aparência mais profissional, mais minimalista (não que não tenha themes fofos gratuitos, ou personalizáveis um pouco mais, mas são MUITO raros),

Além que, como os Themes aqui não são de HTML, como no tumblr e no blogspot, a instalação de themes de fora é MUITO mais complexo e complicado, resumindo aja saco pra instalar, e os Themes pagos daqui são o olho da cara… E quando eu digo olho da cara, não quero dizer 80 reais não, de 500 reais pra cima, ainda por que como o domínio é internacional, só com cartão de crédito internacional você consegue comprar, ainda com a valorização do Dólar em meio a nossa moeda o real… compensa mesmo ficar com um Theme gratuito mesmo do que instalar um de fora ou pagar…

Mas como disse acima, existem Themes gratuitos bons para ser usados aqui, por exemplo esse que estou usando. Ele personaliza fundo, cabeçalho, posição das colunas, além que a cor dos títulos dos Widgets ao lado, varia do vermelho, rosa, azul, cinza, roxo, verde… Só que uma coisa ruim nisso, é que quando um Theme gratuito é bom, e se espalha na boca do povo por aqui, todo mundo quer usar, ai fica o clássico “par de vaso”, ou “maria vai com as outras”, todo mundo pega o mesmo Theme, e se um zé ruela quiser te plagiar por aqui, não precisa copiar o HTML como no blogspot e no tumblr, só ver o mesmo theme que você usa clicar e instalar, as mesmas imagens e boa, Te plagiou bonito.

Outra coisa que dificulta ainda o trabalho com essa Plataforma, e que mencionei brevemente acima, é que as melhores e mais amplas funcionalidades estão na versão Premium do WordPress. Claro que, na versão gratuita, no quesito profissionalidade e menos erros, ela dá de 10 á zero nas outras, mas a versão Premium, realmente também é o ápice do WordPress, que o torna a melhor plataforma de blogs, e você pode ter até domínio próprio, isso é tirar o nome WordPress do seu endereço. Mas isso o PAGO, que fique bem claro, e é o mesmo que vale para os Themes, só com cartão internacional.

Uma coisa infeliz até então na imigração da versão gratuita para o domínio pago, é que tudo que você postou até então no gratuito, ele NÃO vai para o seu pago, é como se fosse outro domínio criado. Para passar suas postagens antigas para a parte paga, você vai ter que importar suas postagens do seu blog gratuito para o endereço novo…

Além de tudo isso, há algo que acontece aqui, que não sei se encaixa em lado ruim ou bom. Sobre a mudança de endereço e blogs deletados. Você sabia que, quando você resolve deletar um blog aqui, seu antigo endereço não fica disponível para ninguém? Isso é ele é cancelado definitivamente, mesma coisa quando você troca o domínio, e não quer redirecionar o anterior para suas postagens, quer sumir de vez, também não fica disponível para mais ninguém, nem para você. Endereços aqui são Únicos mesmo Uma vez feito e mudado ou deletado, nunca mais será usado. E isso é bom no fato, que se você um dia resolver deletar seu blog aqui, e ele for famoso, nenhum zé ruela poderá pegar seu endereço e fazer fama ás suas custas pelo endereço seu antigo.

Bom, um exemplo como pode ser ruim isso também, é que um ser sem experiência chega, e resolve fazer um domínio com um nome legal de uma música famosa de uma banda legal, tipo radiogaga.wordpress.com, ou yellowsubmarine.wordpress.com (isso são EXEMPLOS, eu não tenho nada contra esses domínios e seus autores, é só pra explicar mesmo, caso eles existam…), ai ele resolve que blogueiro não é a praia dele, e resolve apagar. Pronto, foi-se dois nomes legais para blog pro saco.

Ai você que resolveu fazer um domínio igual, e quando vê, ele já foi feito e deletado… e acaba dando raiva no final.

Bom, mesmo com seus prós e contras, eu ainda estou descobrindo muita coisa sobre essa Plataforma, e cada vez que eu entro aqui, descubro uma coisa nova… E por isso eu fico por aqui nessa postagem, pois sinto que já falei o que tinha que falar sobre aqui. Caso eu tenha mais á falar, de bom ou ruim, ai mais tarde eu possa colocar mais.

Até a próxima postagem.

5 comentários sobre “WordPress, Tumblr ou Blogger? Parte 3

  1. Lu Escarbe disse:

    Nossa,obrigada por esses 3 posts, eu estou naquela fase de quem tá PENANDO com o WordPress depois de mudar o servidor pra inserir meu domínio sem precisar do WordPress.org. To estressada e estava preste a jogar pro alto e começar do zero no blogger, seu post me fez refletir no meu desespero, só quem ta começando o primeiro blog de cara no WordPress conhece Hahahaha
    É treta! Mas meu objetivo é algo mais profissional, e nisso o WordPress não peca.
    Obrigada! Bjs :*

    • Micky Nekoi disse:

      Olá Lu, obrigada pelo comentário ^^

      Realmente é difícil mesmo, eu também não mudo meu domínio, nem faço domínio prêmio por preguiça também hahahaha, por que fazer TUDO de novo, e ainda correr o risco de perder meu nome de domínio, que ainda por cima, que escolhi com o maior cuidado, pra não ser usado mais se eu quiser mudar, na realidade é muito ruim de pensar.

      Mas no final eu acabei optando por aqui mesmo, por ser mais profissional como eu disse, e por controlar melhor minha passagem de comentários, e poder responder todos eles. No blogspot eu não tinha essa facilidade, eu recebia mais de 150 comentários por dia lá, e ainda tinha que responder na página do blog, não logo em baixo do comentário, como aqui, e cada um que eu aprovava, eu me embaralhava toda. E tinha vez que eu não conseguia responder todo mundo, e deixava no vácuo, até a pessoa fazer um segundo comentário, falando que eu não respondi e isso era muito ruim. No final acabei deletando meus blogs de lá, e recentemente eu só fiquei cultivando esse, para ver se ele cresce…

      Mas fico feliz que minha sessão de postagens sobre blogs tenha te ajudado de algum modo. Muito obrigada pela atenção.

      • Márcia Kelly (Kewllyta) disse:

        Lu Escarbe, fique com seu blog nessa plataforma mesmo. Eu (idiota como sou) inventei de excluir o meu e agora aprendi bem o significado de “se arrependimento matasse…”. Cara, eu tinha meu WordPress.org bonitinho com domínio próprio lindo e tudo. SÉRIO! Lindo. Mexia no cPannel da BySite… tudo. FOFO! Mas a LEZA aqui, ficou irritada um dia e resolveu excluir tudo com raiva (pq o bichinho é difícil pra C******* de mexer!).. Cancelei a conta na BySite 65,00 / semestre e excluí o blog. Só o domínio ainda existe pq é BEM mais burocrático para apagar no Registro.br (tenho que enviar os documentos pelo correio ainda) … Aí, agora, depois de bendito 1 ano, estou morrendo de saudades do meu blog. Já até chorei. Para recuperar agora… SÓ POR DEUS! Sem contar que o WordPress.org não aceitará mais o meu domínio… Aceito um conselho, não sei mais nem o que faço… 😦 Já tentei criar no Blogger, mas não gostei, não é a mesma coisa. Amo demais o WordPress, meninas. Me ajudem aí vai. O que me aconselham… acho que vou tentar o WordPress.com 😦

  2. Márcia Kelly (Kewllyta) disse:

    Querida, Micky Nekoi fiquei em dúvida sobre o que você disse sobre os temas… Eu achei que se comprasse o plano PREMIUM logo no início já teria acesso a todos os temas (pagos e gratuitos). Veja se estou louca: Vá nas suas configurações, clique em “Plano”, “Premium” e veja a tabela que aparece… Pelo que entendi, comprando um plano tem muito mais vantagens que apenas o gratuito… Mas, lógico, é CARO! $ 24,92 ou $ 8,25 X 12 é fo**. Espero que antes de acabar meu 3G, o dólar já tenha baixado rsrs

    • Micky Nekoi disse:

      Não querida os Themes pagos ainda serão pagos sendo você gratuíto ou premium. O que o premium oferece mesmo é um dominio próprio seu (exemplo: vc vai ser “marcia.com” não “marcia.wordpress.com” entendeu?) e você vai poder ter mais liberdade de mexer nos themes gratuítos, deixando eles mais a sua cara, pq vc terá mais opções de personalização, e sem contar que vc não tem limite de imagens, o gratuito tem até uns Gigabites pra vc add de imagens.

      Sobre preços, eu não sei aonde vc viu, mas pelo que eu saiba tem planos que vc paga 11 reais por mês pra ter seu dominio, mas tbm não tem lá aquelas vantagens, óbvio os mais caros tem mais vantagens, mas procura direito, pq tem inumeros videos no youtube falando sobre isso.

Deixe um comentário

