WordPress, Tumblr ou Blogger? Parte 2

005

Na segunda parte dessa matéria minha, e também mais curta que a anterior, como prometido aqui, agora eu irei falar um pouco da Plataforma do Tumblr, seus prós e contras. Caso você não tenha visto a primeira parte dessa matéria, que foi quando eu falei da Plataforma Blogger, ou não sabe do que se trata essa série de postagens, você pode ver nesse link aqui. Bom vamos falar um pouco mal do Tumblr agora? xD Só ler abaixo…

Tumblr e a sua comunidade…

O tumblr é sim também outro ótimo domínio, e também bem prático para quem começa já manjar dos blogs. Mas o Tumblr, em minha opinião, deveria se chamar de “O blog para quem não quer ter muito trabalho”. Isso mesmo. Se você não ter ter muito trabalho na blogosfera, se preocupando com o que você vai postar, escrever mais postagens rápidas e/ou trash, ou só postar somente uma imagem, música ou vídeo, ou você queira só escrever 3 linhas além dos 140 caracteres, o Tumblr é o blog ideal para você.

tumblr-logo

Além do aplicativo para Tablet, que facilita a vida bastante de quem posta no Tumblr (tipo, você tira uma foto na hora, e com o aplicativo ligado já posta no tumblr em tempo real), e realmente o Tumblr acaba se tornando um domínio mesmo para quem não ter ter trabalho mesmo, nem compromisso com leitores, ou não quer escrever algo muito complexo.

Você posta na hora que quer, o que te der na telha, o que você gostar, não precisa ter imaginação ou criatividade para elaborar algo complexo, como são as postagens dos blogs em geral, além da facilidade e versatilidade da ferramenta reblog, fazendo você assim reblogar tudo que gosta pela frente, em um segundo. Frequentar o tumblr é uma delícia, pois em um dia, você já consegue fazer mais de 100 postagens dessa forma por lá. Além que postar vídeos e músicas lá, é muito mais prático que postar em qualquer outra plataforma dita aqui…

Além dos Themes, como no caso do Blogger, existem vários Themes para Tumblr rolando por ai, os Themes dessa Plataforma são bem mais simples de se mexer no HTML do que a do Blogger, além de vários Themes do WordPress também tem a sua versão by Tumblr.

Mas como aqui eu falo de prós e contras, vamos ao contras desse domínio, que até então, parece tudo maravilhoso… E começa com algo que é essencial para blogs de sucesso.

Gadgets e Widgets. Para o tumblr, realmente é MUITO POUCO, ou pior, tem themes que praticamente não oferecem NENHUM, é somente a descrição do autor e as postagens. “Por que que isso é uma desvantagem Tia Micky?” Todo mundo sabe, que na área de Gadgets, você coloca as postagens mais famosas do seu blog, sua grade de afiliados, postagens recentes, arquivos, praticamente o contato INTEIRO com o leitor com o resto do seu blog, não sendo só as postagens de primeira página. Assim você já perde no quesito que a pessoa poderia conhecer mais sobre seu blog, sobre você…

Outra coisa péssima no Tumblr, é que, sabemos que 99,9% dos frequentadores de lá só ficam na dashboard. Curtem, reblogam, enviam contribuições TUDO por lá. Conclusão, você tem um baita de um trabalho para colocar um theme lindo, personalizado no seu Tumblr, e no final ele vai ser somente para VOCÊ ver. A não ser que você faça uma postagem mais complexa, que exija a atenção dos leitores ao seu domínio, ai a coisa muda, mas se você só fica no Reblog, posta só imagens, citações, musicas e talz, é somente pela Dash mesmo…

Apesar que você só segue no tumblr se tiver conta lá, o Tumblr tem muitos usuários, e em parte, acaba não sendo tão problema assim. Mas para ter conta lá, ao contrário do Blogger, do WordPress, que você se quiser pode ter só a conta para acompanhar mesmo os blogueiros, e não precisa fazer blog se não quiser, no Tumblr, se você quiser ter conta para seguir um tumblr, você é literalmente obrigado a ter um domínio por lá. É automático, você faz conta, pronto já abre um domínio.

Mr_K_and_Shuichi___Gravitation_by_Ryuichi1979

Gomen, no tumblr é assim, sem domínio, sem conta.

Assim vem outro empecilho nessa Plataforma… quando você resolve fazer um 2º tumblr na mesma conta, você descobre que acaba sendo mais ou menos como uma conta diferente com um avatar diferente, mas infelizmente você não pode seguir por ele ninguém, somente com a sua conta principal. Além do 2º Tumblr na mesma conta ter mais versatilidade que o Tumblr principal (que você pode bloquear 2º tumblr se quiser, alternar de avatar, etc) você não consegue fazer isso com a conta principal.

Agora junte com o que eu disse acima sobre o 2º tumblr, o pessoal só na Dashboard, o que acontece? Bom só um exemplo:

Um ser vivo segue seu segundo tumblr, ai você retribuindo para seguir ele de volta, segue ele, mas você só pode seguir com a conta principal. Ai ele repara que seu 2º tumblr não seguiu ele de volta, e como ele só fica na Dash, nem procura se informar que aquele tumblr também é seu, e como ele acha que você não segue de volta por descaso, ainda sendo seu 1º seguidor, pronto, você já ganha um unfollow.

O problema da versatilidade do Tumblr em postar e tudo, que os blogs desse domínio não tem tanta valorização em peso quanto o Blogger e o WordPress, em termos profissionais, e se você quiser que te levem mais á sério. O Tumblr só privilegia para essa parte profissional, quem trabalha com propaganda, fotografia, quadrinhos, artes visuais, em geral. Mas para postagens escritas, com um pouco mais de complexidade, matérias bem mais elaboradas, ai eu não recomendo o Tumblr.

Assim, muitos acabam vendo o Tumblr mais como uma Comunidade social, e muitas vezes o confundem com uma espécie de rede social.  Tanto até, que Blogs famosos mesmo com domínios no Blogger ou WordPress, fazem até Tumblr’s para ajudar na divulgação de propaganda do próprio blog em si, como se fosse ele fosse uma rede social mesmo do que uma Plataforma Blogging.

E terminando essa sessão, outra coisa que o Tumblr não facilita, é no arquivamento das postagens. As postagens se perdem, somem rapidamente, mesmo você colocando tags, ou digitando o título da postagem na busca. Como disse antes, ele já não tem Gadgets de arquivos para ajudar mais ainda… Ai você resolve procurar aquela postagem que você postou logo no começo do seu tumblr, vai ficar penando nele até achar…

Te contei também que ele não salva mais postagens automaticamente? Antes no começo, quando o tumblr foi criado, lá pra 2007 por ai se não me engano, ele salvava numa boa, mas agora se sua internet cai bem na hora que você clica em postar, já era, se você próprio não clicou em rascunho, você perde tudo…

Bom, esses são os prós e contras da Plataforma do Tumblr. Agora, a próxima postagem vai ser os prós e contras, dessa Plataforma desse blog, o WordPress, então aguardem a parte 3 dessa matéria. Eu fico por aqui, até a próxima postagem.

Anúncios

3 comentários sobre “WordPress, Tumblr ou Blogger? Parte 2

  1. Kymberly Takamine(Jessica Fante) disse:

    Olha eu Aqui de Novo.Eu tenho…ou Tinha Tumblr, Mas só Usava ele para Uma única coisa….mandar Ask Para os Fakes dos Personagens do AD.Nada Melhor do que Passar um tempo rindo com as Respostas que Castiel Da com suas Patadas.e As garotas Pervertidas Querendo Algo Mais Com Os Pobres dos Paqueras.Enfim, Mais uma Ótima Postagem, e como a Tia disse, eu sou o Tipo de pessoa que só rebloga D: e então nem adianta fazer todo o Blog e tal Arrumadinho.Esperando a Parte 3.Beijos ^^. Sayonara õ/

    Ass. Kymberly Takamine.

    • Micky Nekoi disse:

      huahauhauhauhuha eu acho que você ia se dar bem mesmo com um tumblr então, já que lá é a terra dos reblogs mesmo XD, o ruim mesmo lá, é a falta da área de gadgets, como disse na postagem, e que o povo só fica na dashboard, por tanto nem adianta ter um tumblr muito decorado, por que já aviso previamente, só você vai ficar vendo seu theme… realmente é uma pena essa realidade, pois existem tantos themes bonitos para tumblr gratuitos, deveriam ser bastante valorizados…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s