Substitutos de Ovos nos Alimentos…

Olá meus doces, Micky Nekoi na área. Eu acabo de descobrir no blog Português PKU + Metabólicas, sobre alguns alimentos que podem estar substituindo os ovos nas receitas de bolos, bolachas, biscoitos e panquecas. Essa dica é muito útil, principalmente, para quem tem alergia á ovo, e tudo que for feito com ele, para poder saborear uma comida, que esse ingrediente possa ser substituído.

Você pode encontrar também essa informação no site Alimenta: Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares, que também é de Portugal. Você pode ver o tema referente aos substitutos aqui.

Os Substitutos de Ovos
Como substituir ovos nas receitas de bolos, bolachas, biscoitos e panquecas:


  • Substituto de ovo comercial – Este produto em pó vende-se em embalagens. A quantidade a usar está indicada no rótulo. Usualmente mistura-se o pó com água para obter uma paste homogênea que dará a consistência do ovo. Nas receitas em que é preciso substituir um maior número de ovos pode ser necessário adicionar leite (de soja, arroz ou outro) para tornar a massa do bolo mais homogênea menos densa. Estes produtos não totalmente isentos de sabor mas podem ser usados na substituição de todos os tipos de receitas. No entanto deve verificar-se sempre o rótulo pois alguns destes produtos podem conter outros alérgenos.
  • Banana e sumo de maçã – Para substituir um ovo pode usar ½ banana ou ¼ de chávena de maçã. Estes ingredientes podem dar algum sabor ao produto final pelo que deve ser usado em receitas que permitam um sabor mais frutado. Esta substituição serve bem para ligar a massa mas não ajuda a crescer, pelo que se for usado em bolos deve acrescentar-se fermento ou bicarbonato de sódio. Ao usar estes substitutos pode ser necessário acrescentar tempo de cozedura à receita. O sumo de maça é o substituto mais usado na confecção de brownies.
  • Gelatina e Agar-agar – Basta misturar uma colher de sopa de gelatina ou agar agar a três colheres de sopa de água morna, misturar e juntar à restante massa.
  • Abóbora – 1/3 de chávena de abóbora cozida e reduzida a puré substitui um ovo e dá uma boa textura a queques e muffins. Fica um travo a abóbora que fica muito bem em receitas com canela e baunilha, bolos de outono e de natal.

Agora é só experimentar e ir acompanhando com regularidade as novidades deste site. E ir testando umas ideias!

Fonte: PKU + Metabólicas e Alimentares

Como tudo que eu acho interessante haver com comida, eu posto aqui, essa matéria que achei no blog a que me referi é muito interessante em saber. Não só para quem tem alergia ao ovo, mas quem queira experimentar fazer um bolo, biscoito, panqueca que não contenham ovos, ou por que simplesmente não tem ovo na sua casa para fazer um bolo ou torta… Essa dica é super recomendável.

Bom eu fico por aqui. E preciso urgente de uma assinatura para esse blog  tá muito vazio aqui em baixo da postagem xD Bye >.<

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s