Puré de Batata Feito com Fécula

Oi meus Doces, essa receita eu achei depois de procurar por MUITO tempo, no blog Pku + Metabolicas, cujo você faz um purê de batata somente com a fécula de batata. Sim isso mesmo, somente com a fécula!

Alguns devem estar se perguntando: “É possível?” Sim, apesar de muitos por ai dizerem ao contrário, sim é possível fazer um purê só com a fécula da batata. Essa receita é interessante, principalmente para pessoas que querem fazer uma dieta em que queira se controlar a quantidades de proteínas, um purê mais leve, ou você comprou fécula mesmo por engano no supermercado, pensando que era aquele purê em pó, ou quando foi olhar no seu armário, só achou a fécula, leite, sal e não sabe o que fazer com aquilo… bom por sua sorte, e boa nutrição, realmente há uma receita de purê somente com a fécula, sem as batatas, que é fácil de fazer, dá certo, e é mais leve que o purê comum. Vamos á receita que achei no blog?

Puré de Batata Hipoproteico (uma dose infantil)

  • duas colheres de sopa rasas de fécula de batata
  • leite hipoproteico q.b. (ou pode ser desnatado se não se importar com isso)
  • uma colher de sobremesa de manteiga
  • umas pedrinhas de sal marinho, a gosto (pode ser sal comum também, se não se importar)

Dilui-se a fécula de batata no leite frio e depois de diluída, vá ao fogo brando mexendo sempre até começar a espessar, coloca a manteiga, tempera com ela e o sal e quando ficar com “cara” de puré, está pronto e você desliga o fogo. Com o fogo desligado, no processo pode colocar um pouco mais de leite ou de fécula para adquirir uma textura adequada, do jeito que desejar (mais grosso ou aguado, depende do gosto de cada pessoa) . Os temperos serão os que se quiser, pode colocar ervas, temperos prontos para dar gosto, orégano, o que desejar.

Fonte: Pku + Metabolicas

Como eu disse, eu fiz realmente essa receita, e ela realmente dá certo. Acima, se repararem com a original, eu deixei a receita em uma linguagem mais acessível, pois o blog em que eu tirei ela, é de uma portuguesa, e a forma de conversar muda um pouco, então se repararem eu tive que readaptar a linguagem.

Como eu fiz ela, realmente eu tenho notas sobre a receita, que gostaria de compartilhar, para que não haja erros…

  • A fécula tem que ser diluída no leite frio, isto é antes de ligar o fogo e ferver, pois no quente ela empelota e estraga tudo… isso vale para fazer no começo e quando for acrescentar mais fécula ao seu purê.
  • Quando sua mistura estiver com “cara” de purê, desligue o fogo imediatamente, mas continue mexendo, e acrescente o leite, fécula  com fogo desligado, pois se não, a mistura pode passar do ponto e grudar na panela.
  • Na receita original fala sal marinho, e leite hipoproteico q.b, mas dá certo com todos os tipos de leite, e sal comum, ou outra coisa que você queira salgar seu purê. E pode colocar mais manteiga se quiser também.
  • Como ele é feito de fécula somente, ele é mais leve que o purê comum. Recomendável para quem faz dietas com controle de proteínas também.

Bom espero que tenham gostado da receita… realmente, aqui você vai aprender o que fazer com o que tiver na sua cozinha xD eu peguei essa receita depois de tanto procurar, como já havia dito, e realmente dá certo, é saboroso, fácil de fazer, e por fim acaba até sendo saudável. Bom eu fico por aqui, até a próxima receita estranha >.<

Deixe um comentário

